Edição 7, um verão para cutucar

“Edição para questionar nosso modo de pensar ciência e, então, terapia”

Para 2a edição da nova temporada (rs) ou a 7a edição da Revista Escuta vamos nos deixar incomodar por um segundo semestre cheio de cutucões. O Escuta tem se mantido atento a questões sócio-culturais que permeiam o consultório, pois nossa clínica não parece ser hoje imune (nem deveria) ao contexto do qual nós estamos imersos. O todo fala de suas partes mas também a parte anuncia o todo, tal qual. Um trabalho de consciência assim o é: atento e desperto. Dessa forma, o Escuta em sua 7a edição (na sequência de sua história mas 2a no seu novo formato) traz a polêmica da ciência, filosofia e conhecimento para dentro do saber terapêutico. Bem fundamentado pela psicologia, psicanálise e também por saberes milenares, tanto nosso leitor, cliente ou paciente e colega terapeuta, pode ser presenteado do saber de excelência que as terapias podem trazer ao caminho.

Para esta edição, Amanda Pinho, psicóloga analítica e bodytalker, faz um passeio consistente que nos ajuda a saber o que é conhecimento e como isso está na terapia, tanto de Jung, sua especialidade, como no “pensar ser” a que estamos submersos no processo terapêutico. Um caminho elegante e cheio de saber para ti, leitor.

Nirvana Marinho, bodytalker, consteladora e astróloga, traz em seu ensaio uma reflexão tão pertinente ao nosso tempo de diferenças e resgate (ou reparações) intelectuais inclusive em como as sabedorias milenares podem se constituir epistemes que sim, desafiam o status ocidental de ciência, mas também a enriquecem, cada vez mais, àqueles que se permitem a saborear formas que são distintas de reflexão mas tão curadoras para nosso jeito de pensar.

Maria Fontes, antropóloga e bodytalker, faz uma síntese de ambos textos para conduzir-nos a um importante, esssencial (e para alguns incômodo) novo letramento social no que tange as questões sociais que sim, tem definido nosso olhar no consultório a partir de um entendimento científico, filosófico e renovado dos nossos saberes terapêuticos.

Boa leitura nesse calor (incomum!) mas que aqueça seu coração em seu descanso e festas, merecidos!

Nirvana Marinho

editora da Revista Escuta 2023

Sobre terapia e seu modo de conhecer

edição 7 da nova Revista Escuta

Edição 7 Revista Escuta: Sobre terapia e seu modo de conhecer

editoria colaborativa // autoras // rearranjo da nova edição: Amanda Pinho, Maria Fontes e Nirvana Marinho

textos // ensaios // colaborações:

“Terapia para que?”, Amanda Pinho

“Tecer: por uma episteme das sabedorias”, Nirvana Marinho

Síntese para um novo letramento, Maria Fontes

publicado Lua Nova de 12 dezembro 2023